Hi guys!!!
Eu adoro livros que contam histórias sobre personagens incomuns, mas que trazem algum tipo de ensinamento ou de reflexão. Um desses livros é A Extraordinária Garota Chamada Estrela, de Jerry Spinelli.
A garota chamada Estrela. Ela é tão mágica quanto o céu do deserto. É tão estranha quanto seu rato de estimação. É tão misteriosa quanto seu próprio nome. Com um simples sorriso, ela captura totalmente o coração de Leo Borlock. Com sua alegria, ela incendeia uma revolução de liberdade e autenticidade no espírito de sua escola. No começo, os colegas encantam-se com ela por tudo o que a faz ser diferente. Mas isso começa a mudar, e Leo, apaixonado e apreensivo, percebe que a única coisa que pode salvá-la das críticas é a mesma que pode destruí-la: ser alguém comum. Nesta celebração do inconformismo, o premiado Jerry Spinelli tece um conto tenso e emocional sobre os percalços de precisar ser popular e da emoção e inspiração do primeiro amor.
O colégio em que Leo Borlock estuda em Mica, Arizona, está em polvorosa com a chegada de uma nova aluna do primeiro ano do Ensino Médio. A garota com nome diferente - Estrela - sempre estudou em casa e seu jeito peculiar faz com que todos do colégio passem a questionar a autenticidade da personalidade dela.
O rato de estimação, o ukelele e o altruísmo fazem com que a atenção de todos os alunos seja atraída para Estrela. Ela é uma atração do colégio e todos a adoram, até que um incidente faz com que os estudantes passem a detestar o jeito da garota.
Para Leo, não há nada errado com a personalidade de Estrela e ele está cada vez mais apaixonado por ela. Mas ele precisa decidir se ele dá mais importância à opinião dos outros ou à própria.
A Extraordinária Garota Chamada Estrela é um livro que te faz questionar sobre o que é ser normal e o que é ser diferente e até que ponto isso é bom ou ruim. Estrela pode ser diferente de todos, mas nem por isso ela está errada em ser quem é.
O livro de Spinelli te faz pensar se devemos nos adaptar aos modos e costumes daqueles que nos cercam ou se devemos abraçar quem somos. As personagens podem ser adolescentes e o cenário, uma escola, mas essa obra traz uma reflexão importante e não importa que idade você tem. Sempre é hora de buscarmos o auto conhecimento e revermos as nossas atitudes.
Por mais que os alunos não gostassem do jeito de Estrela, foi uma grata surpresa perceber, ao final do livro, que a autenticidade da garota os tocou e eles sempre levarão um pouco dos ensinamentos dela consigo.
A Extraordinária Garota Chamada Estrela me faz lembrar de uma frase de Gandhi: seja a mudança que você quer ser no mundo.
Esse livro é um daqueles que todos deveriam ler.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Hey, sua opinião é muito importante!
Deixe um comentário e faça essa blogueira feliz :)