Hi guys!!!
Eu tenho um pouco de receio quanto ao gênero fantasia. Sempre que tentei ler algo do tipo, acabei abandonando no meio do caminho. Porém, resolvi dar uma chance a Sombra e Ossos por causa de toda a crítica positiva que vi sobre o livro. Felizmente, não me arrependi.
Sinopse: Alina Starkov nunca esperou muito da vida. Órfã de guerra, ela tem uma única certeza: o apoio de seu melhor amigo, Maly, e sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa de seu regimento militar, em uma das expedições que precisa fazer à Dobra das Sombras – uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores volcras –, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seu instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente ela vê revelado um poder latente que nunca suspeitou ter. A partir disso, é arrancada de seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina em seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir a Dobra das Sombras. Agora, ela terá de dominar e aprimorar seu dom especial e de algum modo adaptar-se à sua nova vida sem Maly. Mas nesse extravagante mundo nada é o que parece. As sombrias ameaças ao reino crescem cada vez mais, assim como a atração de Alina pelo Darkling, e ela acabará descobrindo um segredo que poderá dividir seu coração – e seu mundo – em dois. E isso pode determinar sua ruína ou seu triunfo.
Alina cresceu em um orfanato, ao lado de seu melhor amigo Maly. Eles tornaram-se jovens adultos e juntaram-se ao exército. Enquanto Alina é uma cartógrafa, Maly é um dos melhores rastreadores de Ravka.
Alina cresceu em um orfanato, ao lado de seu melhor amigo Maly. Eles tornaram-se jovens adultos e juntaram-se ao exército. Enquanto Alina é uma cartógrafa, Maly é um dos melhores rastreadores de Ravka.
Durante uma expedição pela Dobra das Sombras, uma região de terra morta e escuridão (o Não Mar), o batalhão é atacado por volcras, criaturas mágicas terríveis. Quando Alina vê Maly ser atacado, ela não pensa duas vezes em tentar salvá-lo. Desse modo, ela acaba se revelando para todos como a Conjuradora do Sol.
Alina é levada até o Darkiling, ao qual afirma que a garota é a Grisha que pode finalmente acabar com a Dobra das Sombras. Mas ela não acredita que possa ser tal pessoa, já que é fraca e de aparência comum.
Mesmo contra a vontade, Alina é levada para Os Alta, onde recebe treinamento para desenvolver sua mágica. Mas ela se surpreende que ao perceber que a bela realidade da elite esconde jogos de poder e mistérios que podem ser a salvação ou a ruína de Ravka.
Eu gostei bastante da mitologia criada por Leigh Bardugo. Não é todo dia que você lê algo que passa na Rússia ou é inspirada nela. Mas ao mesmo tempo que esse cenário é interessante, ele é complicado de entender de início. São vários nomes em russo e era quase impossível guardá-los. O que me ajudou bastante foi o mapa no início do livro, no qual eu recorria sempre que ficava perdida.
Outra coisa que também dificultou um pouco a minha leitura foi os tipos de Grisha. Até eu me habituar ao seus nomes, os poderes e as cores que usam demorou um pouquinho.
Porém, conforme a leitura ganhou ritmo, acostumei-me com os nomes e lugares e a leitura fluiu naturalmente.
Gostei da narração em primeira pessoa. O ponto de vista de Alina possibilitou que eu ficasse em dúvida quanto aos acontecimentos tanto quanto ela. Em determinado momento do livro, lembro-me de pausar a leitura só para me perguntar se o Darkling era bom ou ruim.
Sombras e Ossos foi um bom livro, mas como eu já tinha visto algumas resenhas falando que haveria uma grande reviravolta do final. Então, eu não fiquei muito surpresa quando terminei a leitura. Acho que eu criei uma expectativa muito alta. Mas mesmo assim, o primeiro livro acabou com um ótimo cliffhanger para o segundo.
Não vejo a hora de ler Sol e Tormenta!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Hey, sua opinião é muito importante!
Deixe um comentário e faça essa blogueira feliz :)