terça-feira, 18 de novembro de 2014

[RESENHA] A Vida do Livreiro A. J. Fikry - Gabrielle Zevin


Hi people!!!

A Vida do Livreiro A. J. Fikry está na minha wishlist desde que descobri que ele era um livro sobre livros. Pretendia comprá-lo na Bienal de São Paulo, mas não o encontrei (ou não procurei direito). Por sorte, acabei ganhando-o de presente.

Sinopse: Uma carta de amor para o mundo dos livros “Livrarias atraem o tipo certo de gente”. É o que descobre A. J. Fikry, dono de uma pequena livraria em Alice Island. O slogan da sua loja é “Nenhum homem é uma ilha; Cada livro é um mundo”. Apesar disso, A. J. se sente sozinho, tudo em sua vida parece ter dado errado. Até que um pacote misterioso aparece na livraria. A entrega inesperada faz A. J. Fikry rever seus objetivos e se perguntar se é possível começar de novo. Aos poucos, A. J. reencontra a felicidade e sua livraria volta a alegrar a pequena Alice Island. Um romance engraçado, delicado e comovente, que lembra a todos por que adoramos ler e por que nos apaixonamos.

A. J. Fikry está entrando na casa dos quarenta, é viúvo, ranzinza, antissocial e dono da única livraria de Alice Island. Desgostoso da vida, ele passa suas noites na companhia de um bom vinho. Em uma de suas bebedeiras, A. J. não vê quando seu valioso livro de poesias de Edgar Alan Poe é roubado.

Ciente de que não há mais nada de valioso em sua casa, A. J. sai para a sua corrida noturna e deixa a porta destrancada. Porém, ele não esperava que quando retornasse, haveria uma entrega especial para ele e nem que ela mudaria sua vida.


Como o próprio título do livro sugere, acompanhamos a vida de A. J. antes e depois da entrega especial. Esse marco também faz com que as personagens secundárias como Lambiase, Ismay e Amelia ganhem mais espaço e se desenvolvam. É legal acompanhar a evolução das personagens diante de seus olhos.

A Vida do Livreiro A. J. Fikry não é um suspense, mas há certo mistério escondido nas entrelinhas e ao passo que lemos a história, vamos juntando as peças e percebemos que tudo faz sentido.

Além disso, o livro conta com várias frases que tocam o coração de qualquer leitor e em cada capítulo, há um comentário de A. J. sobre determinada obra. É um livro sobre livros, mas eles não são os protagonistas e sim coadjuvantes, o que achei positivo.

O livro é curtinho e dá para ler em questão de horas. O final é emocionante e, ao meu ver, um pouco irônico, já que demonstra como a vida pode ser agridoce. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey, sua opinião é muito importante!
Deixe um comentário e faça essa blogueira feliz :)