quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

[RESENHA] O Presente - Cecelia Ahern


Queria começar esse post com um Merry Christmas!, mas o natal já passou, então começarei com um simples olá!!!

Para entrar no clima natalino, nesses últimos dias, resolvi ler O Presente, de Cecelia Ahern. No quesito diagramação, o livro está lindo. As páginas possuem floquinhos de neve nas bordas e cada capítulo inicia-se com a figura de um presente acima do título. Ah, eu adquiri uma edição limitada, onde o livro vem dentro de uma caixinha de presente. É uma graça!!!



Agora vamos à sinopse:

Todos os dias, Lou Suffern luta contra o tempo. Ele tem sempre dois lugares para ir, tem sempre duas coisas a fazer. Quando dorme, sonha com os planos do dia seguinte, e, quando está em casa, com a esposa e os filhos, sua mente está, invariavelmente, em outro lugar. Numa manhã de inverno, Lou encontra Gabe, um morador de rua, sentado no chão, sob o frio e a neve, do lado de fora do imenso edifício onde Suffern trabalha. Os dois começam a conversar, e Lou fica muito intrigado com as informações que recebe de Gabe; informações de alguém que tem observado uniões improváveis entre os colegas de trabalho de Lou, como os encontros da moça de sapatos Loubotin com o rapaz de sapatos pretos... Ansioso por saber de tudo e por manter o controle sobre tudo, Lou entende que seria bom ter Gabe por perto — para ajudá-lo a desmascarar associações que se formam fora de suas vistas — e lhe oferece um emprego. Mas logo o executivo arrepende-se de ajudar Gabe: sua presença o perturba. O ex-mendigo parece estar em dois lugares ao mesmo tempo, e, além disso, Gabe lhe fala umas coisas muito incomuns, como se soubesse do que não deveria saber... Quando começa a entender quem é realmente Gabe, e o que ele faz em sua vida, o executivo percebe que passará pela mais dura das provações. Esta história é sobre uma pessoa que descobre quem é. Sobre uma pessoa cujo interior é revelado a todos que a estimam. E todos são revelados a ela. No momento certo.

Antes de mais nada, Lou é um cretino!!! Ele é um workaholic e por causa disso, não tem tempo para sua esposa, seus filhos, seus pais e seus irmãos. Além disso, ele acha que sua família deve aceitá-lo como ele é, pois somente uma empresa é capaz de demiti-lo, e não seus entes queridos. Isso só demonstra como ele não está nem aí para o sentimento dos outros.

A história se passa na época de natal e Lou, contagiado por esse clima, resolve oferecer um copo de café numa manhã gelada de Dublin a uma mendigo que vive na frente do prédio em que trabalha. Para surpresa dele, Gabe sabe o dia a dia do escritório, pois o morador de rua tem o hábito incomum de reparar no sapato que as pessoas usam. Gabe conta a Lou que viu dois pares de sapatos em especial indo almoçar juntos na semana anterior e Lou fica intrigado, pois o cargo mais importante da empresa está disponível e ele tem medo de que estejam tramando alguma coisa nas suas costas.

Assim, Lou contrata Gabe para que o rapaz fique de olho no que acontece nos corredores da empresa. Porém, a presença de Gabe começa a incomodar Lou, pois o ex-morador de rua parece estar sempre em dois lugares ao mesmo tempo e costuma dizer as verdades sobre o comportamento Lou que ele não queria ouvir.

Cecelia Ahern tem a habilidade de nos envolver na história. Conforme a leitura, pude sentir raiva das atitudes de Lou e me decepcionar quando os familiares dele se decepcionavam. Além disso, a narrativa toda tem um clima de "mistério", pois a todo o tempo você quer descobrir quem é Gabe e o que ele quer realmente com Lou.

O Presente traz uma linda mensagem que é sobre valorizarmos o nosso tempo e que devemos dar importância às coisas que são importantes, como a família, pois ao contrário do que Lou pensava, trabalho e dinheiro podem trazer conforto e tranquilidade, mas não felicidade.

Embora a história tenha um clima natalino, ela pode ser lida em qualquer época do ano, pois O Presente é uma narrativa leve, envolvente e que possui uma mensagem que é capaz de tocar a todos. Adorei lê-lo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey, sua opinião é muito importante!
Deixe um comentário e faça essa blogueira feliz :)