segunda-feira, 23 de junho de 2014

[RESENHA] Legend - Marie Lu

Hey folks!!!

Faz um tempinho que eu não publico uma resenha, né? É que meus dias estão corridos e, consequentemente, meu ritmo de leitura caiu. Isso é triste T-T. Mas, chega de ficar reclamando e vamos ao que interessa!!!

Eu descobri Legend há algum tempo, mas não tive vontade de lê-lo, apesar de gostar do gênero distópico. Motivo? Li algumas distopias que não me agradaram muito ou que não me motivaram a ler a sequência: Divergente, Delirium, Feios, Maze Runner, Destino e Starters. Porém, como fiquei órfã da trilogia A Seleção e só vi críticas positivas a respeito de Legend, resolvi investir na leitura dele e, felizmente, não me arrependi!!!

Sinopse: Ambientado na cidade de Los Angeles em 2130 D.C., na atual República da América,  Legend conta a história de um rapaz – o criminoso mais procurado do país – e de uma jovem – a pupila mais promissora da República –, cujos caminhos se cruzam quando o irmão desta é assassinado e a ela cabe a tarefa de capturar o responsável pelo crime. No entanto, a verdade que os dois desvendarão se tornará uma lenda. O que outrora foi o oeste dos Estados Unidos é agora o lar da República, uma nação eternamente em guerra com seus vizinhos. Nascida em uma família de elite em um dos mais ricos setores da República, June é uma garota prodígio de 15 anos que está sendo preparada para o sucesso nos mais altos círculos militares da República. Nascido nas favelas, Day, de 15 anos, é o criminoso mais procurado do país; porém, suas motivações parecem não ser tão mal-intencionadas assim. De mundos diferentes, June e Day não têm motivos para se cruzarem – até o dia em que o irmão de June, Metias, é assassinado e Day se torna o principal suspeito. Preso num grande jogo de gato e rato, Day luta pela sobrevivência da sua família, enquanto June procura vingar a morte de Metias. Mas, em uma chocante reviravolta, os dois descobrem a verdade sobre o que realmente os uniu e sobre até onde seu país irá para manter seus segredos.

Legend se passa num Estados Unidos distópico onde surgiram a República, as Colônias e os Patriotas. Day, um adolescente de 15 anos, é o criminoso mais procurado da República. Ele vive nas ruas desde os 10 anos, quando foi reprovado em sua Prova.

A família de Day acha que ele está morto, porém ele observou seus entes queridos por todos esses anos e nunca deixou que nada lhes faltasse. Quando Day descobre que seu irmão mais novo, Eden, foi contaminado pela praga, ele se vê obrigado a conseguir remédios para o irmão.

Com o auxílio de Tess, uma garota órfã e parceira de Day, o criminoso mais procurado da República arquiteta um plano de invasão a um hospital. Mas as coisas não saem como Day esperava e o Capitão Metias aparece em seu caminho. Tentando fugir, Day atinge o ombro de Metias com uma faca e escapa.

Porém, horas depois do incidente no hospital, Metias é encontrado morto. June, também de 15 anos, é a adolescente mais promissora da República e irmã do capitão assassinado. A garota é recrutada pela Comandante Jameson e tem como seu primeiro caso procurar o assassino de seu irmão: Day.

Legend é um livro de opostos e o que favorece esse lado é a narrativa intercalada entre Day e June. É possível conhecer as ruas de Los Angeles pela ótica de um garoto que vive nela, bem como o luxo e a estrutura militar pela ótica de uma garota prodígio.

A leitura é ágil e simples. Legend me conquistou desde a primeira frase. A história flui naturalmente, não há nada forçado ou sem cabimento. Aliás, há o romance entre Day e June que se desenvolve sutilmente, já que esse não é o tema central da trama. Além disso, os capítulos sempre acabam com um acontecimento que te faz virar a página.

Apesar de ser uma leitura de fácil entendimento, não espere que Legend seja de fácil digestão. Marie Lu não poupou em descrever a crueldade dessa sociedade distópica, tampouco em fazer com que odiemos um personagem ou questione sobre esse governo autoritário, onde tudo parece ser mentira.

Como o primeiro livro de uma trilogia, Legend é bem introdutório e não explica como os Estados Unidos se transformaram em uma República e várias colônias, nem mesmo porque é aplicada a Prova a todas as crianças de 10 anos. Essas lacunas e os acontecimentos do final de Legend fazem com que eu corra para ler a sequência, Prodigy, o mais rápido possível!!!

Se você é fã de distopias, precisa ler esse livro!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey, sua opinião é muito importante!
Deixe um comentário e faça essa blogueira feliz :)