quarta-feira, 20 de agosto de 2014

[RESENHA] Os Adoráveis - Sarra Manning


Hi people!!!

A Bienal está chegando e estou morrendo de ansiedade (e eu não me considero uma pessoa ansiosa!), mas isso não vem ao caso agora rsrs.

Os Adoráveis está na minha lista de leitura há algum tempo, desde que vi sua capa laranja numa livraria. Porém, só resolvi ler o livro agora porque estava atrás de uma história leve e divertida.

Sinopse: Jeane é blogueira. Seu blog, o Adorkable, é um blog de estilo de vida — na verdade, o estilo de vida dela — e já ganhou até prêmios na categoria “Melhor Blog sobre Estilo de Vida” pelo e Guardian e um Bloggie Award. Adora balas Haribo, moda (a que ela cria, comprando em brechós) e colorir (ou descolorir totalmente) os cabelos. Cheia de personalidade e meio volúvel, ainda assim Jeane é bacana — mesmo nos momentos em que se transforma numa insuportável. Mas, certamente, ela não olharia duas vezes para Michael. Porque Michael é o oposto de Jeane. Ele é o tipo de cara que namoraria a garota mais bonita da escola. E compra suas roupas na Hollister, na Jack Wills e na Abercrombie. Além disso, diferente de Jeane, que é autossuficiente, Michael é completamente dependente do pai, o Clínico Geral que condena açúcar, e ainda permite que sua mãe compre suas roupas! (Embora, para Jeane, o pior mesmo sobre Michael é que ele baixa música da internet e nunca paga por isso). Jeane e Michael têm pouco em comum, além de algumas aulas e uma maçante dupla de “ex” — Scarlett e Barney. Mas, apesar disso, eles não conseguem se desgrudar desde que ficaram pela primeira vez.

Jeane Smith é dork, compra suas roupas em brechós e seu cabelo é colorido. Michael Lee é o garoto bonito, jogador de futebol e super popular na escola. Os dois não teriam motivos para trocar uma palavra, a não ser que Michael suspeitasse que sua namorada Scarlett estivesse tendo um caso com Barney, namorado de Jeane.

Na tentativa de descobrirem o que está rolando entre Barney e Scarlett, Jeane e Michael começam a se falar, ou melhor, trocar insultos. Aliás, em uma discussão Michael até derruba Jeane da bicicleta. Mas eles não poderiam imaginar que esse acidente os aproximariam, e pior, faria com eles que começassem a sentir algo pelo outro.

Porém, Jeane e Michael são completamente diferentes e, além de tudo, precisam aprender a lidar não só com próprio preconceito, como também com o do meio que fazem parte se quiserem ficar juntos.

Os Adoráveis é um livro sobre auto-aceitação e, o mais importante, aceitação do próximo. Jeane sempre se achou superior aos outros por ser dork. Ela pretendia até fazer uma dominação dork!!! E Michael sempre viveu numa zona de conforto e não sabia como lidar com pessoas que fossem totalmente o oposto dele. Mas Jeane e Michael se gostam de verdade e eles descobriram que não havia problema nenhum nisso. Eles não estavam infringindo nenhuma regra. Jeane e Michael aprenderam que a chave para fazer o relacionamento deles funcionar era aceitar o outro como ele era. Eles entenderam que ninguém é capaz de mudar ninguém.

Além disso, algo que é muito presente na história é o universo da blogesfera, do qual comecei a fazer parte e conhecer ano passado, quando criei o A Aspirante. Então, é possível dizer que houve uma identificação com o enredo. Mas ao contrário de Jeane, não sou super viciada nas redes sociais. Posso dizer que me identifiquei também com a personalidade e o humor de Jeane, o que me fez suspeitar que talvez eu seja um pouco dork rsrs.

Por fim, o livro de Sarra Mannig é uma história teen com uma nova perspectiva. Ele é narrado pelos desajustados, que apesar de tudo, não deixam de ser adoráveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey, sua opinião é muito importante!
Deixe um comentário e faça essa blogueira feliz :)