domingo, 1 de fevereiro de 2015

[RESENHA] Trilogia Grisha #1 - Sombra e Ossos - Leigh Bardugo


Hi guys!!!

Eu tenho um pouco de receio quanto ao gênero fantasia. Sempre que tentei ler algo do tipo, acabei abandonando no meio do caminho. Porém, resolvi dar uma chance a Sombra e Ossos por causa de toda a crítica positiva que vi sobre o livro. Felizmente, não me arrependi.

Sinopse: Alina Starkov nunca esperou muito da vida. Órfã de guerra, ela tem uma única certeza: o apoio de seu melhor amigo, Maly, e sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa de seu regimento militar, em uma das expedições que precisa fazer à Dobra das Sombras – uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores volcras –, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seu instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente ela vê revelado um poder latente que nunca suspeitou ter. A partir disso, é arrancada de seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina em seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir a Dobra das Sombras. Agora, ela terá de dominar e aprimorar seu dom especial e de algum modo adaptar-se à sua nova vida sem Maly. Mas nesse extravagante mundo nada é o que parece. As sombrias ameaças ao reino crescem cada vez mais, assim como a atração de Alina pelo Darkling, e ela acabará descobrindo um segredo que poderá dividir seu coração – e seu mundo – em dois. E isso pode determinar sua ruína ou seu triunfo.


Alina cresceu em um orfanato, ao lado de seu melhor amigo Maly. Eles tornaram-se jovens adultos e juntaram-se ao exército. Enquanto Alina é uma cartógrafa, Maly é um dos melhores rastreadores de Ravka. 

Durante uma expedição pela Dobra das Sombras, uma região de terra morta e escuridão (o Não Mar), o batalhão é atacado por volcras, criaturas mágicas terríveis. Quando Alina vê Maly ser atacado, ela não pensa duas vezes em tentar salvá-lo. Desse modo, ela acaba se revelando para todos como a Conjuradora do Sol.

Alina é levada até o Darkiling, ao qual afirma que a garota é a Grisha que pode finalmente acabar com a Dobra das Sombras. Mas ela não acredita que possa ser tal pessoa, já que é fraca e de aparência comum.

Mesmo contra a vontade, Alina é levada para Os Alta, onde recebe treinamento para desenvolver sua mágica. Mas ela se surpreende que ao perceber que a bela realidade da elite esconde jogos de poder e mistérios que podem ser a salvação ou a ruína de Ravka.


Eu gostei bastante da mitologia criada por Leigh Bardugo. Não é todo dia que você lê algo que passa na Rússia ou é inspirada nela. Mas ao mesmo tempo que esse cenário é interessante, ele é complicado de entender de início. São vários nomes em russo e era quase impossível guardá-los. O que me ajudou bastante foi o mapa no início do livro, no qual eu recorria sempre que ficava perdida.

Outra coisa que também dificultou um pouco a minha leitura foi os tipos de Grisha. Até eu me habituar ao seus nomes, os poderes e as cores que usam demorou um pouquinho.

Porém, conforme a leitura ganhou ritmo, acostumei-me com os nomes e lugares e a leitura fluiu naturalmente.

Gostei da narração em primeira pessoa. O ponto de vista de Alina possibilitou que eu ficasse em dúvida quanto aos acontecimentos tanto quanto ela. Em determinado momento do livro, lembro-me de pausar a leitura só para me perguntar se o Darkling era bom ou ruim.

Sombras e Ossos foi um bom livro, mas como eu já tinha visto algumas resenhas falando que haveria uma grande reviravolta do final. Então, eu não fiquei muito surpresa quando terminei a leitura. Acho que eu criei uma expectativa muito alta. Mas mesmo assim, o primeiro livro acabou com um ótimo cliffhanger para o segundo.

Não vejo a hora de ler Sol e Tormenta!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey, sua opinião é muito importante!
Deixe um comentário e faça essa blogueira feliz :)