quarta-feira, 3 de setembro de 2014

[RESENHA] O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks - E. Lockhart


Hi people!!!

Hoje eu trago para vocês a resenha de O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks, que é um livro que quis ler assim que pus os olhos no título!!!

Sinopse: Aos catorze anos, Frankie Landau-Banks era uma garota comum, um pouco nerd, que frequentava a Alabaster, uma escola tradicional e altamente competitiva. Mas tudo muda durante as férias. Na volta às aulas para o segundo ano, o corpo de Frankie havia se desenvolvido, e ela havia adquirido muito mais atitude. Logo ela chama a atenção de Matthew Livingston, o cara mais popular do colégio, que se torna seu novo namorado e a apresenta ao seu círculo de amigos do último ano. Então Frankie descobre que Matthew faz parte de uma lendária sociedade secreta - a Leal Ordem dos Bassês -, que organiza traquinagens pela escola e não permite que garotas se juntem ao grupo. Mas Frankie não aceitará um "não" como resposta. Esperta, inteligente e calculista, ela dará um jeito de manipular a Leal Ordem e levantará questionamentos sobre gênero e poder, indivíduos e instituições. E ainda tentará descobrir se é possível se apaixonar sem perder a si mesma. 


Frankie Landau-Banks era a princesinha da família até que o verão começou a transformar seu corpo. Frankie passou de desengonçada para um linda garota, atraindo, assim, vários olhares. Mas ela não é somente um rostinho bonito e está disposta a provar isso.

Depois das férias de verão, Frankie retorna ao colégio interno Alabaster e atrai a atenção de Matthew, um aluno do quarto ano por quem sempre teve uma paixonite. Eles obviamente se gostam, mas Frankie percebe que Matthew esconde algo dela, além de subestimá-la.

Assim, Frankie resolve seguir o namorado numa determinada noite e descobre que ele faz parte de uma tradicional sociedade secreta da Alabaster - A Leal Ordem dos Bassês. Frankie deseja muito fazer parte do grupo, mas eles só aceitam garotos. Porém, com um disfarce, Frankie começa a comandar as traquinagens dos Bassês.

Estranhei um pouco quando me deparei com uma narração em terceira pessoa, mas posteriormente constatei que essa foi uma decisão acertada para O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks, pois o narrador demonstra conhecer muito bem a protagonista.

Frankie é do tipo de personagem que adoro. A garota é inteligente, esperta e, algumas vezes, sarcástica. Ela é bad ass e sabe disso.

A atitude de Frankie querer provar que garotos e garotas não devem sofrer distinções pelo sexo é aceitável, mas a maneira que Frankie escolheu para fazer isso foi muito extrema. O envolvimento de Frankie com os Bassês poderia até ser uma brincadeira no início, mas se tornou obsessão no final. A garota não media mais a consequência de seus atos. Ela gostava muito da sensação de poder.

Gostei bastante de O Histórico Infame de Frakie Landau-Banks, pois ele é um livro inteligente. As personagens são adolescentes e o ambiente é uma escola, mas ele foge do lugar-comum dos YA e os clichês que aparecem são bem trabalhados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey, sua opinião é muito importante!
Deixe um comentário e faça essa blogueira feliz :)