terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Boyhood - da infância à juventude


Hi guys!!!

Quando eu ouvi falar sobre Boyhood há alguns meses, eu quase pirei quando descobri que ele foi filmado durante 12 anos. Eu mal pude assimilar quão incrível isso é. Assisti ao trailer do filme e percebi que realmente o elenco estava envelhecendo diante dos meus olhos. Por isso, coloquei Boyhood na minha listinha de filmes para ver.


Olivia é uma mulher divorciada que está tentando criar seus dois filhos, Samantha e Mason Junior, com muito custo. O pai das crianças não as vê há anos, é músico e está trabalhando no Alasca. A solução que Olivia encontra para oferecer uma vida confortável aos filhos é se mudar para o Texas, onde contará com a ajuda da mãe para cuidar das crianças enquanto ela retoma os estudos.

Quando a família se muda para Houston, Mason retorna do Alasca e se torna mais presente na vida de Sam e M.J. Enquanto isso, na faculdade de Psicologia, Olivia acaba conhecendo um professor, com o qual se casa tempos depois. M.J. que antes era ofuscado por Sam, a garota esperta e inteligente, ganha mais dois irmãos de criação: Mindy e Randy.


Apesar de aparentarem ser a família perfeita, o novo marido de Olivia é alcoólatra. Ele agride não só a esposa, como também os filhos. Diante dessa situação insustentável, Olivia larga o marido e, ao lado de Sam e M.J., encontra-se novamente recomeçando.

Eles mudam-se novamente e Olivia consegue o emprego de professora numa universidade. O padrão de vida da família melhora e finalmente, Sam e Mason conseguem se estabelecer numa cidade.

Porém, todas as adversidades pelas quais M.J. passou durante seu crescimento fizeram com que ele enxergasse o mundo de forma diferente, até um pouco peculiar. Ele não vê o sentido em ir para uma faculdade, já que o que ele quer fazer é tirar fotos ou não entende o porquê das pessoas passarem tanto tempo no Facebook em vez de interagirem entre si.

Mas o adolescente confuso começa a amadurecer, arruma um emprego e decide entrar numa universidade. Mason tornou-se um homem.


A cena inicial é embalada pelo som de Yellow, do Coldplay, que fez com minhas expectativas se elevassem, já que um filme que conta com essa música na trilha sonora, não pode ser ruim. Felizmente, não me decepcionei.

Se perguntarem sobre o que é Boyhood, responderei que é um filme sobre a vida. Não tem uma moral da história. Um clímax. Um desfecho. A obra apenas nos proporciona acompanhar o crescimento e o envelhecimento dessas personagens e é isso que torna o filme tão especial.

Eu pude relembrar a minha infância vendo Samantha e Mason crescerem. Nós temos praticamente a mesma idade. Eu também amava Britney Spears, assistia Dragon Ball Z ou ansiava pelas continuações de Harry Potter. E o mais legal de tudo isso é perceber que o filme não nos dá referências sobre a cultura daquele ano. Aquilo estava realmente acontecendo naquele momento!

Como Mason, passei pela fase estranha que é a adolescência, já me mudei de cidade, onde ficaram meus amigos, e tive que recomeçar numa nova escola. Além disso, também fiquei em dúvida sobre o que eu queria ser quando crescer, mas tive que tomar uma decisão.


São por esses, dentre outros motivos, que amei tanto Boyhood, apesar de suas quase 3 horas de duração. Se você estiver com o coração aberto para embarcar nessa história, ela não será nem um pouco cansativa.

Eu recomendo Boyhood para todo mundo!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey, sua opinião é muito importante!
Deixe um comentário e faça essa blogueira feliz :)