sábado, 6 de dezembro de 2014

[RESENHA] Champion - Marie Lu


Hello people!!!

Há alguns meses, eu li os dois primeiros volumes da trilogia Legend e fiquei desesperada para ler Champion, que ainda não tinha sido lançado no Brasil. Porém, a Editora Rocco relançou os dois primeiros livros e lançou Champion em setembro desse ano (fazendo essa pessoa que vos escreve muito feliz).

Essa resenha pode conter SPOILERS dos livros anteriores!!!

Sinopse: No emocionante desfecho da trilogia Legend, June ocupa uma posição privilegiada no governo e Day trocou a alcunha de criminoso mais procurado do país pela de herói nacional. Mas quando tudo parece conspirar a favor da paz, a ameaça da guerra ressurge na forma de um vírus mortal que começa a espalhar o pânico entre as colônias. Em Champion, a vida de milhares de pessoas está novamente nas mãos de June, a menina-prodígio da República. Mas salvá-las significa também enfrentar novos desafios e exigir novos sacrifícios de seu amor.

Champion começa oito meses depois dos acontecimentos de Prodigy. Day, antes o criminoso mais procurado do país, tornou-se herói da nação ao apoiar Anden e ajuda-lo no diálogo com as camadas mais pobres da República. June, por sua vez, entrou para a vida política, tornando-se uma espécie de braço direito do Primeiro Eleitor e as Colônias e a República parecem finalmente estar convivendo em paz.

Tudo isso muda quando um novo vírus mortal surge nas Colônias e o país acusa a República de contagiar a população com a nova Praga. Diante de uma guerra iminente, Day retorna à capital da República, Denver, onde percebe que um sacrifício pode ser a única solução para salvar sua Nação.

Eu gostaria de falar mais sobre o enredo de Champion, mas sinto que isso estragaria a graça do livro. Repetindo a fórmula de seus predecessores, a conclusão da trilogia é ágil, conta com cenas de ação e reviravoltas e possui a narração alternada.

Pelo fato de Champion se iniciar meses depois de Prodigy e eu ter lido o segundo livro há algum tempo, senti dificuldade para me situar nos acontecimentos. Não sei se a culpa foi minha por não ter dado uma relida rápida em Prodigy ou se Marie Lu poderia ter refrescado a minha memória.

Porém, felizmente, não demorou muito para eu pegar o ritmo da narrativa (e relembrar as coisas) e logo estava devorando capítulo atrás de capítulo.

Senti que a minha ligação emocional com esse livro foi maior que nos livros anteriores. Talvez isso se explique na melhora na narração de Marie Lu, que acarretou no amadurecimento das personagens.

Champion cumpre bem o seu papel de conclusão de uma trilogia. Amarrou as pontas soltas, entreteve e emocionou.

O final é um tanto quanto frustrante para os leitores apaixonados por Day (like me), mas acho que foi uma boa solução encontrada pela autora, já que ele estava doente e poderia morrer!!! É um desfecho triste, mas não revoltante como o de Convergente, por exemplo até hoje me pergunto como é que eu consegui aguentar a Tris por tanto tempo.

Terminei a última linha de Champion feliz por ter tido a oportunidade de conhecer o universo de Legend. Obrigada Marie Lu!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey, sua opinião é muito importante!
Deixe um comentário e faça essa blogueira feliz :)