quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

[RESENHA] Fangirl - Rainbow Rowell


Hi guys!!!

Hoje eu trago para vocês a resenha do fofíssimo Fangirl, da Rainbow Rowell - mesma autora de Eleanor & Park. Eu me identifiquei muito com essa leitura, afinal, assim como a Cath, também sou fanática por histórias e personagens fictícios.

Sinopse: Cath é fã da série de livros Simon Snow. Ok. Todo mundo é fã de Simon Snow, mas para Cath, ser fã é sua vida – e ela é realmente boa nisso. Vive lendo e relendo a série; está sempre antenada aos fóruns; escreve uma fanfic de sucesso; e até se veste igual aos personagens na estreia de cada filme. Diferente de sua irmã gêmea, Wren, que ao crescer deixou o fandom de lado, Cath simplesmente não consegue se desapegar. Ela não quer isso. Em sua fanfiction, um verdadeiro refúgio, Cath sempre sabe exatamente o que dizer, e pode escrever um romance muito mais intenso do que qualquer coisa que já experimentou na vida real. Mas agora que as duas estão indo para a faculdade, e Wren diz que não a quer como companheira de quarto, Cath se vê sozinha e completamente fora de sua zona de conforto. Uma nova realidade pode parecer assustadora para uma garota demasiadamente tímida. Mas ela terá de decidir se finalmente está preparada para abrir seu coração para novas pessoas e novas experiências. Será que Cath está pronta para começar a viver sua própria vida? Escrever suas próprias histórias?


Cath acaba de completar 18 anos e se vê mudando para um apartamento dentro do campus da faculdade em Lincoln, Nebraska. Ela pensou que dividiria o quarto com sua irmã gêmea, Wren, mas a garota estava em busca de novas experiências e amizades.

Assim, Cath encontra-se sozinha na maioria do tempo, já que ela não é boa em interações sociais. Mas, aos poucos, ela começa a fazer amizade com a sua colega de quarto, Reagan, e o namorado dela, Levi.

Paralela a sua vida acadêmica e sua aspiração em formar-se em Inglês, Cath escreve uma fanfic de Simon Snow, Vá em Frente, que é altamente aclamada pelo fandom.

Mas o grande dilema de Cath é se ela permanece no mundo mágico de Simon e Baz ou se aventura-se na realidade e tenta construir relações verdadeiras, além de descobrir a si mesma.


Eu gostei BEM mais de Fangirl do que de Eleanor & Park (resenha aqui). Motivo? Identificação. Cath e eu temos personalidades e gostos muito parecidos. Em muitas cenas do livro eu me pegava pensando que eu teria exatamente a mesma reação da garota ou faria a mesma coisa. Era quase como ler um livro sobre mim! É estranho e legal ao mesmo tempo.

Se você é fangirl (ou fanboy), ou até mesmo geek, apreciará muito a leitura, pois Rainbow Rowell explicita bem os dilemas de quem ama demais a ficção e encontra problemas para se comportar no mundo real. Não é todo mundo que entende o motivo de você amar demais um determinado personagem ou consumir qualquer coisa que seja sobre determinado artista. Fangirl é um livro de fã para fãs.

Cada capítulo da obra é antecedido por um trecho dos livros de Simon Snow (todos fictícios) ou da fanfic de Cath. Esse é um excelente recurso que possibilita o leitor conhecer o universo que a Cath tanto adora. Além disso, é como se estivéssemos lendo duas histórias simultaneamente.

Quanto a edição, mais uma vez encontrei problemas de revisão. Acho que a Novo Século precisa se atentar mais a isso. Mas o produto em si é bom. A qualidade do papel agrada e a fonte é de um tamanho ideal.

Terminei Fangirl com gostinho de quero mais!!! Rainbow Rowell já ganhou um espaço no meu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey, sua opinião é muito importante!
Deixe um comentário e faça essa blogueira feliz :)