sábado, 24 de janeiro de 2015

[RESENHA] A Lista de Brett - Lori Nelson Spielman


Hello people!!!

Ultimamente, tenho lido muitos YAs. Por isso, resolvi ler um chick lit para dar uma variada. O escolhido da vez foi A Lista de Brett, de Lori Nelson Spielman.


Sinopse: Brett Bohlinger parece ter tudo na vida — um ótimo emprego como executiva de publicidade, um namorado lindo e um loft moderno e espaçoso. Até que sua adorada mãe morre e deixa no testamento uma ordem: para receber sua parte na gorda herança, Brett precisa completar a lista de sonhos que escreveu quando era uma ingênua adolescente. Deprimida e de luto, Brett não consegue entender a decisão de sua mãe — seus desejos adolescentes não têm nada a ver com suas ambições de agora, aos trinta e quatro anos. Alguns itens da lista exigiriam que ela reinventasse sua vida inteira. Outros parecem mesmo impossíveis. Com relutância, Brett embarca numa jornada emocionante em busca de seus sonhos de adolescência. E vai descobrir que, às vezes, os melhores presentes da vida se encontram nos lugares mais inesperados.


Após a morte da mãe, Brett está de luto e sem rumo. A mãe era sua confidente e melhor amiga. Mesmo perdida, Brett tem algumas certezas na vida: o emprego na Cosméticos Bohlinger, o namorado Andrew e a herança deixada pela mãe.

Os irmãos de Brett, Joad e Jay, recebem suas partes na fortuna deixada pela mãe, mas Brett, porém terá que cumprir uma lista de sonhos que escreveu quando tinha 14 anos para poder receber a herança. Frustrada e magoada com a decisão da mãe, Brett não entende o motivo de cumprir tais metas, já que algumas lhe parecem até impossíveis.

Após alguma relutância, Brett entende que seus sonhos de menina não são somente a única maneira de conseguir seus milhões, mas também a maneira de alcançar a felicidade.



O início da leitura foi um pouco desgastante para mim porque a Brett era, simplesmente, irritante. A submissão ao namorado e falta de postura dela em relação à própria vida me davam nos nervos. Eu tinha vontade de entrar no livro e dar um pouco de choque de realidade em nela.

Porém, conforme ela vai cumprindo as metas, Brett vai amadurecendo (um pouco) e tornando-se, assim, menos insuportável. A partir daí, consegui conectar-me à leitura e passei a torcer para que Brett realizasse os sonhos.

Outro ponto que me irritou bastante foi a onisciência da mãe de Brett. Como é que ela pôde prever que certas coisas aconteceriam? Por mais que uma mãe conheça uma filha mais do que ninguém, eu achei que Lori forçou um pouco a barra ao escrever as cartas deixadas pela mãe de Brett.

O ritmo da história manteve-se lento em sua maioria, mas perto do final, tudo começou a se resolver quase que milagrosamente e isso me frustrou um pouco. Aliás, se formos analisar, Brett não encontrou nenhuma dificuldade real para realizar seus sonhos. Estava tudo muito casadinho. Brett tinha uma vida perfeita e ela só sabia reclamar. Por mais que a personagem declarasse saber o quão afortunada era, em alguns momentos, ela simplesmente se esquecia disso. Brett me pareceu na maioria do tempo uma daquelas pessoas que nunca estão satisfeitas.

A Lista de Brett não é ruim, mas eu não me identifiquei e curti a leitura como achei que o faria. Classifico-o como um livro mediano. Porém, quero destacar que ele traz um ótimo ensinamento sobre como não devemos nos perder conforme envelhecemos e, nem tampouco, deixar de sonhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hey, sua opinião é muito importante!
Deixe um comentário e faça essa blogueira feliz :)